Monitoramento Hídrico: como a automação do monitoramento pode auxiliar a sua empresa?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on skype
Share on reddit
Share on pinterest

O monitoramento hídrico é uma atividade de extrema importância no controle dos recursos naturais e operacionais que envolvem o gerenciamento das águas subterrâneas e superficiais, além de garantir a segurança operacional no empreendimento

Atualmente, com o avanço da tecnologia, esse acompanhamento pode ser feito de maneira automática, permitindo a tomada de ações de forma  ágil e registros contínuos do comportamento hídrico.  

Neste artigo, vamos explicar mais sobre o assunto e sobre como a automação de monitoramento de vazão e níveis de água podem ajudar a sua empresa a trabalhar de forma segura e eficiente.

Siga a leitura!

O que é monitoramento hídrico?

O serviço de monitoramento hídrico tem como principal responsabilidade coletar, tratar e armazenar informações sobre as condições hidroclimatológicas relacionadas ao volume de chuvas e também relacionadas à vazão de rios, cursos d’água, níveis d´água em poços, piezômetros e reservatórios. 

Esse sistema de acompanhamento permite que instituições que gerenciam redes de monitoramento extensas possam utilizar de forma sustentável seus recursos hídricos. Além disso, o monitoramento hídrico  possui instrumentos muito importantes e fundamentais na prevenção de acidentes que podem acontecer, principalmente, em períodos chuvosos, por meio da análise do banco de dados que

 é gerado continuamente.” reforça Maurício Bertachini – Diretor Operacional da MDGEO e Hidrogeólogo Sênior 

Como é feito o monitoramento hídrico automatizado?

Esse monitoramento é feito por meio de medidores ultrassônicos ou transdutores de pressão acoplados num data logger ou com a utilização de um sistema de transmissão de dados. 

Estes instrumentos podem ser adicionados em lâminas d’água, em reservatório ou rios, além de poços e piezômetros, onde os dados são coletados e transformados em vazão ou simplesmente analisada a evolução do nível d´água.

Os dados que forem coletados a partir dessas ferramentas podem ser armazenados num data logger ou transmitidos por rede wifi ou dados móveis enviados direto para um celular, permitindo que o responsável  faça o acompanhamento do monitoramento online em tempo real.

Automação pode ajudar no monitoramento de vazão?

O avanço dos recursos tecnológicos permite a elaboração de um banco de dados mais preciso e representativo da realidade natural do meio e também a construção de sistemas automáticos  que suprem, muitas vezes, o trabalho braçal e demorado, com a constante exposição de pessoas durante a coleta de dados.

“Além do ganho em produtividade e redução de custos, a automação de monitoramento de vazão também traz mais segurança aos colaboradores de sua empresa, assim como para comunidades próximas e ecossistema natural que envolvem a fauna e flora daquela região. 

Com a transmissão de dados em tempo real ou armazenamento digital é possível acompanhar atividades diferentes nos recursos hídricos com maior eficiência e agilidade e buscar ações para a normalização daquele sistema

Ao avaliar o histórico de dados que vão sendo armazenados, também é possível verificar sazonalidades hidrológicas e hidrogeológicas, entender eventuais interferências nos recursos hídricos e quais são os momentos de riscos, permitindo agilidade na tomada de ações preventivas.

 

Como a MDGEO pode ajudar a fazer o monitoramento hídrico da sua empresa?

 

A MDGEO é uma empresa consolidada no mercado de monitoramento hídrico e dispõe de tecnologia de ponta para auxiliar sua empresa

no acompanhamento das movimentações dos seus recursos hídricos trazendo mais eficiência para sua operação.

Oferecemos serviços de:

  • Projeto, consultoria e dimensionamento de redes de monitoramento hídrico;
  • Implantação de redes de monitoramento automatizadas (nível e vazão)
  • Implantação de medidores de vazão em cursos d´água (vertedores, calhas parshall, estações fluviométricas);
  • Monitoramento de vazão de curso d’água e reservatórios;
  • Monitoramento de nível d’água em poços, piezômetros e postos de monitoramento;
  • Monitoramento de qualidade de água.

Quer entender mais sobre os serviços que prestamos? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!