Monitoramento Hídrico e importância da coleta de dados ambientais e uso de novas tecnologias de automação (indústria 4.0)

Exemplos de instrumentos utilizados em monitoramento hídrico

O monitoramento dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos são de grande importância para o entendimento da dinâmica hídrica, bem como para o planejamento das atividades industriais, mineração e empreendimentos que demandam interferência nos recursos hídricos, permitindo o controle e diagnóstico de eventuais impactos gerados por essas atividades.

A automação no monitoramento dos recursos hídricos a partir de sensores e dataloggers IOT permite a coleta de dados de qualidade e quantidade de água (parâmetros físico – químicos, vazão de córregos e rios, nível de poços e piezômetros) a partir de servidores remotos, em tempo real, sem a necessidade de ter um profissional constantemente em campo.

A coleta de dados automática reduz consideravelmente os custos e riscos associados com a ida do profissional a campo, aumenta a confiabilidade das informações e permite observar desvios pontuais nos dados de quantidade e qualidade da água.

A implantação de redes automatizadas aliada a uma avaliação sistemática dos dados por uma equipe qualificada permite estabelecer uma base confiável, permitindo agilidade na tomada de decisões e confiabilidade nas operações que envolvem recursos hídricos.

A MDGEO apresenta ampla experiência em estudos técnicos, projetos e instalação de redes de monitoramento dos recursos hídricos, aliando o uso de técnicas avançadas de automação com uma equipe altamente qualificada e experiente.

 

Como fazemos

– MONITORAMENTO DE VAZÕES EM CURSOS D’ÁGUA:
Uso de técnicas avançadas para o monitoramento de vazões em corpos hídricos, aliando experiência e tecnologia.

– AMOSTRAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E SUPERFICIAIS:
Realização de amostragens para caracterização da qualidade das águas, com metodologia e rigor técnico.

– MONITORAMENTO TOPOBATIMÉTRICO:
Levantamento batimétrico em corpos hídricos como lagoas, barragens, cursos d’água com uso de equipamentos tripulados.

– INSTALAÇÃO DE ESTAÇÕES HIDROMÉTRICAS AUTOMATIZADAS:
Implantação de sistemas de medição através de dispositivo automático – com sensores de pressão hidrostática ou sensores ultrassônicos para registro de valores de nível d’água em rios ou córregos.

– INSTALAÇÃO DE ESTAÇÕES HIDROMÉTRICAS:
Implantação de sistemas para medição de vazão em cursos d’água como vertedores, calhas parshall e estações fluviométricas.