Monitoramento hídrico ambiental: entenda o que é e a sua importância

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on skype
Share on reddit
Share on pinterest
Monitoramento hídrico ambiental: entenda o que é e a sua importância

O que é monitoramento hídrico ambiental?

O monitoramento hídrico ambiental ou monitorização hídrica ambiental, como também é conhecido, consiste no processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistêmico de etapas do ciclo hidrológico, sejam desde quantificar os recursos hídricos (medidas de vazões, volumes de corpos hídricos, volumes de chuvas, evaporação, infiltração no solo)  como avaliar a qualidade da água em seus variados meios.

Ele tem como objetivo identificar e avaliar as condições dos recursos hídricos em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo, o que permite a recuperação, manutenção ou melhoria da qualidade ambiental do local em estudo.

Quais são os principais tipos de monitoramento hídrico ambiental?

  1. Monitoramento de vazões em cursos d’água;
  2. Monitoramento de níveis de água subterrânea (monitoramento piezométrico);
  3. Monitoramento da qualidade das águas subterrâneas;
  4. Monitoramento da qualidade das águas superficiais;
  5. Monitoramento pluviométrico;
  6. Monitoramento de evaporação;
  7. Monitoramento de infiltração de água no solo;
  8. Monitoramento topobatimétrico;
  9. Monitoramento da biota aquática;
  10. Monitoramento de efluentes líquidos.

Como é realizado o monitoramento hídrico ambiental?

Para realização de um monitoramento hídrico ambiental deve-se considerar a área a ser estudada, assim como o objetivo pretendido. De forma geral essa análise pode ser realizada de duas maneiras: 

  • Micro escala: quando o estudo pretende focar em parâmetros localizados em uma área pequena ou limitada, ou ainda em uma situação específica. Por exemplo, o estudo dos impactos causados pela emissão de efluentes de uma indústria em determinada sub bacia;
  • Macro escala: este tipo de monitoramento também possui objetivos específicos, porém considerando áreas geográficas mais vastas. Podemos exemplificar com o estudo da qualidade das águas de um grande rio.

Além disso é fundamental a elaboração de um estudo hídrico ambiental para definição de redes de monitoramento ambiental, onde são definidos os locais e tipos de monitoramento a serem realizados – por exemplo: monitoramento de vazões e qualidade da água em corpos hídricos no entorno de um empreendimento.

A rede de monitoramento hídrico deve ter a função de controlar eventuais alterações no ciclo hídrico tanto com relação à qualidade como na quantidade. Em geral redes de monitoramento hídrico podem envolver as seguintes etapas:

  1. Definição de malha de monitoramento qualitativo e quantitativo dos recursos hídricos;
  2. Definição de seções e monitoramento topobatimétrico;
  3. Definição de pontos e monitoramento sedimentológico;
  4. Instalação de pluviômetros automáticos ou manuais (medidores da quantidade de chuva);
  5. Instalação de evaporímetros (estação para cálculo de evapotranspiração)
  6. Instalação de estações hidrométricas / fluviométricas automatizadas (linimétrica) ou manuais;
  7. Instalação de vertedores ou calhas parshall automatizados ou manuais (estruturas de medição de vazão em curso d´água fixas);
  8. Instalação de piezômetros e poços de monitoramento
  9. Instalação de sensores para leitura de nível d’água subterrâneo;
  10. Instalação de sensores de monitoramento de qualidade das águas.

Parâmetros gerais de monitoramento

Os parâmetros gerais de monitoramento são informações e características sobre a área onde será realizado o estudo, que servirão de base durante a monitoração. Estes dados, quantitativos ou qualitativos, são importantes pois, baseado neles, serão feitas as comparações e análises dos resultados.

De forma geral os parâmetros analisados levam em consideração aspectos que englobam características físicas, químicas e biológicas daquela área.

Quem realiza o monitoramento hídrico ambiental?

O processo para realização de monitoramento hídrico ambiental envolve, além de conhecimento, diversas normas e leis que variam de acordo com cada projeto e objetivo de estudo, que envolvem desde o licenciamento ambiental dos empreendimentos, como condicionantes de outorgas emitidas pelos órgãos licenciadores.

O monitoramento ambiental realizado por empresas especializadas neste tipo de serviço tanto para pequenas instituições, no caso de um monitoramento em micro escala, quanto para órgãos do governo ou grandes instituições no caso de monitoramentos em macro escala, pode tornar o processo mais ágil, coerente e dentro do que a legislação exige.

A etapa de monitoramento ambiental por ser fundamental na elaboração ou acompanhamento de um projeto.

Para isso você pode contar com a MDGEO! Uma empresa com mais de 32 anos de mercado, vasta experiência em processos de monitoramento ambiental, entre outras soluções em recursos hídricos. Possui uma equipe multidisciplinar, composta por hidrogeólogos, engenheiros ambientais, técnicos em Mineração e Meio Ambiente, hidrometristas e auxiliares de campo. Profissionais altamente qualificados e com vasta experiência de mercado.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre esse assunto, quer conhecer mais a respeito ou ainda, se você está precisando de consultoria ou estudo de monitoramento ambiental, entre em contato com a MDGEO