MDGEO marca presença em eventos pela Semana da água

Neste mês de março, seguindo nosso compromisso de compartilhar conhecimentos e promover o diálogo entre os setores, profissionais da MDGEO marcaram presença em diversos eventos alusivos ao Dia Mundial da Água.
No dia 9 de março, o diretor fundador da MDGEO, Antônio Carlos Bertachini, ministrou a palestra “Uso da Água Subterrânea na Mineração: Erros, Acertos e Expectativas, no período de 2022 a 2050” durante evento organizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O objetivo da participação da MDGEO na oficina foi o contribuir para os estudos que vão resultar na elaboração do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM-2050). Confira o artigo aqui

No dia 22 de março, Bertachini também participou da “ ECOLIVE – Responsabilidade no Setor Produtivo: iniciativas sustentáveis no uso da água” , evento interno realizado pela Anglo American .

Entre os dias 21 e 25 de março, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), realizou a Semana da Água, em parceria com a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – núcleo MG .

O objetivo do evento foi compartilhar experiências e conhecimentos sobre o tema, a partir de diferentes olhares, além de promover o diálogo entre especialistas e sociedade em geral.

A MDGEO esteve presente na programação. No dia 22, o diretor Operacional e hidrogeólogo, Maurício Bertachini, ministrou o minicurso “Drenagem Ácida e monitoramento hídrico, juntamente com o Presidente da ABAS-MG, Flávio Vasconcelos.

No dia 24, Antônio Carlos Bertachini participou do evento online “Sisema ComCiência Edição Especial – Águas Subterrâneas”. A palestra já conta com mais de 400 visualizações e está disponível no youtube pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=rhp2tF2NpKg .

No dia 25, Maurício Bertachini e o PHD Lucas Padoan de Sá Godinho, da MDGEO, ministraram o minicurso “Hidrogeologia aplicada à Mineração, que contou com mais de 80 participantes.

“O dia 22 de março, em 2022, tornou-se ainda mais significativo, pois pela primeira vez apresentamos a água subterrânea para a sociedade. Esta fase da água no ciclo hidrológico, que não é visível às pessoas , é de extrema importância para continuidade da vida humana. Por isso, devemos estudar a água subterrânea para que possa ser utilizada de maneira sustentável ao meio ambiente”, reforça Maurício Bertachini