A elaboração de modelos numéricos hidrogeológicos é fundamental para a resolução de diversas questões frequentes na hidrogeologia, seja em temas ligados à mineração, geotecnia ou aos recursos hídricos.
Entre os questionamentos que podem ser elucidados por meio de modelos numéricos hidrogeológicos estão:
- Qual o volume bombeado e a configuração ótima do sistema de poços para que os futuros planos de lavra de uma mina sejam viabilizados?
- Como o bombeamento afetará o nível de água subterrânea regional nos próximos 100 anos?
- Como o uso e ocupação da terra afetará a descarga de água subterrânea nos corpos hídricos?
- Quanto tempo levará para o nível de água no lago, criado pela atividade minerária, alcançar o equilíbrio após o fim da operação do sistema de rebaixamento?
- Qual a área de captura do poço de bombeamento?
- Quanto tempo os contaminantes que aportam no aquífero levarão para alcançar as propriedades vizinhas ou o corpo hídrico mais próximo?
- Como o nível de água subterrânea se comporta no corpo de uma barragem?
O modelo numérico hidrogeológico é uma simplificação da complexa realidade da natureza. Um modelo propicia a estrutura para sintetizar informações de campo e para a conceitualização dos processos hidrogeológicos.
Como produto, entrega a descrição mais defensável do sistema aquífero para análises quantitativas e previsões de consequências de ações propostas.
Ao contar com a MDGEO na elaboração do seu modelo numérico, os mais de 30 anos de experiência e inovação nas diversas vertentes da hidrogeologia asseguram a entrega de soluções específicas para as questões do seu projeto.
Aqui na MDGEO, nos baseamos no consenso entre acadêmicos e especialistas sobre os atributos que definem a qualidade de um modelo numérico, a qualidade dos dados de entrada e a capacidade analítica dos elaboradores.
Desde a elaboração de um dos primeiros modelos numéricos para rebaixamento de nível de água do país, no ano de 1987, programado em FORTRAN, a MDGEO acumula uma preciosa bagagem que embasa nossa contínua inovação. Atualmente, entregamos soluções por meio de diferentes códigos matemáticos e otimizamos o aproveitamento dos dados disponíveis.
Nossos trabalhos contam com o tratamento de dados em ferramentas de GIS, construção e utilização de modelos geológicos tridimensionais, notadamente Leapfrog®, aproveitamento de modelos geológicos construídos em DataMine® e MicroMine® e utilização de programação computacional, inclusive com modelos de fluxo em FlowPy. Tudo isso combinado com o uso dos softwares/códigos de modelagem mais consagrados no mercado: Modflow e Feflow.
Julio Yasbek – Hidrogeólogo – MDGEO
Roberto Delphim – Hidrogeólogo – MDGEO